Comer Bem Fora de Casa nas Férias

Comer Bem Fora de Casa no Verão

Nesta altura de férias são mais frequentes as refeições fora de casa, mas é comum, numa ida ao restaurante, ficarmos limitados à oferta alimentar. A Oriflame falou com a Dra. Ana Lúcia Silva sobre quais as escolhas mais saudáveis e menos calóricas, que não comprometem a balança!


Quando comemos fora o que devemos ter em consideração para não cometer erros alimentares?

Controlar o peso implica gerir o consumo calórico (em kcal) de forma a manter um equilíbrio energético (consumo vs. gasto) adequado aos objetivos. Por exemplo, se o objetivo é perder peso, devemos ingerir menores quantidades de energia face aos gastos diários com a atividade física.

Aconselham-se pratos menos calóricos, elaboradas à base de produtos naturais, desnatados e preferencialmente sem adição de açúcares. Normalmente os pratos simples, tais como os grelhados ou cozidos são as melhores opções.


Acha que podemos encontrar boas opções nos restaurantes e cafés?

Uma refeição rica em fibras contribui para o aumento da saciedade, come-se menor quantidade de alimentos e consequentemente menos energia. Sopa de legumes ou saladas multicolores são bons exemplos.

Escolha pratos de peixe ou de carnes de aves confecionados de forma simples (cozidos, grelhados ou assados sem molhos), e por serem alimentos proteicos ajudam a controlar o apetite e, portanto, tende-se a comer menos.


Ainda posso comer uma sobremesa?

Qualquer sobremesa preparada com ingredientes processados ou com cremes gordos terá demasiadas calorias. Deverá optar sempre por sobremesas que contêm fruta da época, iogurtes ou queijos magros.

Optar por sobremesas caseiras à base de fruta e sem adição de açúcares, como os gelados ou taças de iogurte são sempre as melhores escolhas. Outros bons exemplos, são a tradicional maçã assada ou a pera bêbeda, com canela, duas sobremesas excelentes sem comprometer o peso.


Devo escolher de forma diferente ao almoço e ao jantar?

O consumo energético deve ser decrescente ao longo do dia. Diminuir a quantidade de energia contribuí para um peso saudável, até porque o nível de atividade física tende a ser mais baixo no período da noite.

Assim, o jantar deve ser mais leve e simples do que o almoço. Considerando que a sobremesa acrescenta energia ao total da refeição, o ideal será incluir a sobremesa ao almoço.


Algum outro conselho a quem quer comer fora de casa?

O meu conselho passa por tentar conhecer os ingredientes e os métodos de confeção de modo a poder fazer escolhas mais conscientes e adequadas aos seus objetivos. Recordo que aumentar o nível de atividade física também contribuí para aliviar a “balança”, por isso tente ser o mais ativo possível.

Para além disso deve evitar ir para o restaurante com muita fome, isso poderá levá-lo a fazer escolhas menos saudáveis. Faça sempre um bom lanche a meio da tarde (ou da manhã) com um dos nossos refrescantes Batidos Natural Balance.

Fonte: Newsletter Oriflame Portugal, por Ana Lúcia Silva, Nutricionista

Sem comentários