Aproveite o Melhor do Verão e Prepare-se para o Inverno

Aproveite o Melhor do Verão e Prepare-se para o Inverno

Apesar de ainda estarmos em pleno verão, os rigorosos invernos exigem um sistema imunitário forte, capaz de se defender das típicas gripes e constipações.

Muitos dos alimentos da época de verão são ricos em nutrientes com funções protetoras. O ideal é incluir estes alimentos na sua rotina alimentar para garantir uma eficaz proteção do sistema imunitário e a prevenção às infeções características dos meses mais frios.

As vitaminas A, C, D e E são importantes por apresentarem funções protetoras. As frutas e legumes de cor laranja tais como pêssego, alperce, batata-doce ou cenoura, são ricos em carotenos, posteriormente convertidos em vitamina A.

As frutas cítricas (limão, laranja ou kiwi) são ricas em vitamina C e devem fazer parte das suas refeições, como sobremesa ou a acompanhar os pratos principais.

Ao temperar os seus pratos com limão e salsa está a aumentar a quantidade de vitamina C. Juntar sementes de girassol e amêndoas contribui com vitamina E.

Durante esta época os raios de sol são mais intensos, pelo que 30 minutos de exposição solar é o suficiente para garantir a produção de vitamina D nas quantidades necessárias.

... 30 minutos de exposição solar é o suficiente para garantir a produção de vitamina D nas quantidades necessárias.

De qualquer maneira deve proteger com creme protetor a zona do corpo exposta e por estar diretamente ao sol deve hidratar-se adequadamente. Não espere até sentir sede.

Igualmente característico do verão são os pratos de peixe, que para além de serem boas fontes alimentares de vitamina D, são ricos em ácidos gordos ómega-3 (sardinhas, salmão, atum ou cavala), um potente antioxidante.

A sardinha destaca-se pelas quantidades em zinco, igualmente importante na proteção às infeções. As tão apreciadas ostras, típicas das mariscadas de verão e a quinoa são também ótimas fontes de zinco.

Para além disso o pescado de água salgada e o marisco são ricos em iodo, um mineral fundamental ao normal funcionamento da tiroide, e frequentemente abaixo das recomendações diárias.

Não deixe os alimentos expostos a altas temperaturas (cozedura ou solar) e não conserve os alimentos durante longos períodos, de modo a garantir o total benefício das vitaminas.

Pode sempre jogar pelo seguro e optar pelo suplemento multivitamínico WellnessPack, com multivitaminas, minerais, antioxidantes e omega-3!

Agora, não pense mais nisso, e desfrute do verão!

Fonte: Newsletter Wellness por Ana Lúcia Silva, Nutricionista

Sem comentários