Dicas Para Uma Alimentação Saudável nas Férias

Alimentação Saudável nas Férias

A Oriflame falou com a Nutricionista, a Dra. Ana Lúcia Silva, para saber como podemos manter uma alimentação saudável em tempo de férias. Os nossos hábitos mudam, as nossas necessidades nutricionais também devido, essencialmente, ao calor.

É por isso importante sabermos como nos alimentarmos corretamente para aproveitar-mos ao máximo e da melhor forma as tão ansiadas férias.

Quando estamos de férias as rotinas normalmente alteram-se e a alimentação pode sofrer alterações. Durante este período pode manter uma alimentação saudável, quer seja preparada por si ou pela família, ou fora de casa. Em ambas as situações deverá ter presente que alimentos frescos e naturais são sempre mais saudáveis do que alimentos processados.


As refeições


Em geral, as refeições devem ser realizadas com intervalos de aproximadamente 3 horas e o dia deve começar com um pequeno almoço, nos primeiros 30 minutos.

O pequeno almoço deve ser constituído por cereais integrais, fruta e lacticínios desnatados. Caso acorde mais tarde, e faça um pequeno-almoço tardio, a refeição seguinte deverá ser o almoço.

Ao almoço e ao jantar, como a época sugere, deve realizar refeições leves e coloridas. Refeições cheias de cor, com legumes e frutas da época são mais variadas em termos nutricionais e devem acompanhar a proteína animal, que pode ser obtida através do tradicional bife (de preferência de aves) ou pescado.

Outras opções são igualmente válidas, tais como ovo, marisco, fiambre ou queijo. A completar a refeição deverão estar os cereais, derivados e tubérculos ou as leguminosas.

Eventualmente, ao jantar poderá eliminar ou reduzir a quantidade de cereais, derivados e tubérculos ou as leguminosas, caso tenha passado o dia maioritariamente de forma inativa.

A sobremesa poderá ser constituída por misturas de frutas e iogurtes, tendo ainda espaço para uma adicionar com moderação gelatina, frutos secos ou pitadas de chocolate negro.


Opções saudáveis


Caso não disponha de tempo para planear e preparar as refeições, e quando o tempo ou ocasião sugerem refeições fora de casa, pode sempre encontrar na restauração opções saudáveis.

Os pratos confecionados de forma simples, tais como os grelhados, cozidos ou estufados com pouca gordura são normalmente melhores escolha. Prefira sempre produtos alimentares de qualidade.

Durante as férias de verão, a exposição ao sol é normalmente maior, por isso é muito importante que escolha alimentos ricos em antioxidantes.

Frutos vermelhos (mirtilos ou amoras), com pigmentos laranjas (papaia, manga ou cenoura) ou peixes gordos (salmão, atum ou sardinha) são bons exemplos.

Não deverá esquecer uma reposição adequada de água para uma correta hidratação. Esta, pode ser substituída por chá ou infusões sem açúcar, podendo incluir ervas aromáticas, especiarias e frutos.

Fonte: oriflame.pt

Sem comentários