7 Formas de Adormecer mais Depressa

7 Formas de Adormecer mais Depressa

Noites sem dormir são uma chatice. Mais especificamente, o momento em que percebe que são 3:30 da madrugada e que esteve a olhar para o teto nas últimas 4 horas! Felizmente, existem algumas técnicas bem eficazes que podem ajudar a adormecer mais depressa.


Diminua as luzes


À medida que chega a hora ir para a cama, o seu corpo começa a produzir melatonina, um hormônio que diz ao corpo que chegou a hora de ir dormir. Mas o brilho das luzes podem interferir e enganar o seu cérebro levando-o a pensar que ainda não chegou a hora de dormir. Então, reduza as luzes, ou melhor, desligue as luzes que não está a usar. É a forma mais rápida de despertar a produção do hormônio e entrar em modo sonolento.


Desligue o telemóvel


As mesmas regras aplicam-se aqui. Deixe o feed do Instagram para a manhã do dia seguinte e imponha a si próprio a regra de não usar tecnologia, pelo menos nos 60 minutos antes de ir para a cama. Em vez disso, pegue naquele livro que há muito prometeu que iria ler ou então ligue a televisão (partindo do princípio que não vai estar 25 cm do ecrã, claro).


Tape o seu relógio


Não existe nada mais stressante e provocador do que estar constantemente a ver para os minutos do relógio a passar, sem dormir. Proteja os seus olhos do brilho - e da pressão - tapando o mostrador do relógio antes de se deitar.



Aliás, cubra toda a luz ambiente


Não é só o seu relógio que o está a manter acordado. É a luz da box da televisão, do seu portátil a carregar e o seu telemóvel constantemente a piscar com alertas. Estas pequenas interrupções afetam o seu ritmo circadiano, e por sua vez, a qualidade do seu sono.


Experimente uma rotina de dormir


Após um longo e ocupado dia de trabalho, uma rotina calmante ajuda o seu cérebro a abrandar. Lave o rosto, coloque uma máscara revitalizante ou tome um duche (estudos mostram que o vapor provocam um aumento da temperatura do corpo, descendo de seguida, desencadeando uma sensação de sonolência).


Use roupas confortáveis - e meias


Do tecido à forma, aquilo que veste na cama importa. Opte por tecidos respiráveis (algodão no verão, flanela no inverno) e formas largas para não aquecer em demasia enquanto dorme. E se os pés arrefecem, coloque um par meias.


Escolha cores que acalmam


As cores podem afetar o nosso estado de espírito e tonalidades calmantes ajudam a relaxar e desencadear o sono. Isto significa que deve decorar o quarto em tons neutros e suaves, em vez dos tons vibrantes.

Sem comentários