Crianças Saudáveis no Regresso às Aulas

Crianças Saudáveis no Regresso às Aulas

Chegou novamente aquela altura do ano: o verão está a chegar ao fim e os seus filhos estão prestes a regressar à escola. Para assegurar que estão de boa saúde e felizes, siga as nossas 8 dicas!

Deitar mais cedo

Re-estabelecer rotinas após as férias de verão é essencial. A hora de dormir pode ter estado a acontecer mais tarde nos últimos tempos, mas é importante que as crianças durmam nove horas todas as noites, para terem o máximo de energia mental e física e saírem-se bem na escola – além de que estarão muito mais felizes!


Comece bem o dia

Os pais já sabem que: “o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia”, o que é particularmente verdade para as crianças. Um pequeno-almoço com cereais integrais, fruta fresca, iogurte natural ou ovos irá fornecer ao cérebro dos seus filhos tudo o que necessitam para estarem concentrados e brincarem com energia.


Pausas

Dê um toque saudável às pausas e substitua as bolachas por algo nutritivo. Pedaços de legumes crus com humus, um smoothie rico em antioxidantes ou pipocas caseiras para saciar a fome.


Suplemento

As crianças devem obter a maioria das suas vitaminas a partir da alimentação, mas um multivitamínico diário irá assegurar que as crianças obtêm a nutrição de que necessitam para se desenvolverem bem. Procure um suplemento com Vitamina A, C e D para o sistema imunitário, cálcio e magnésio para energia e músculos, Ómega 3 para o cérebro e cálcio para ossos e dentes fortes.


Estabelecer rotinas

Evite o caos do primeiro dia, estabelecendo a rotina da hora de dormir e acordar cedo antes de começarem as aulas. Desenvolver rotinas simples antes de começar a escola prepara as crianças para um excelente ano escolar.


Atividade

As crianças devem ter pelo menos uma hora de exercício físico diário – seja brincadeira ativa, como um jogo de apanhada, dança, andar de bicicleta ou aula de natação, é importante que os seus filhos não pratiquem exercício físico durante as horas de escola, incentive-os a fazê-lo depois. Atividade aeróbica regular desenvolve músculos e ossos saudáveis, ajuda na concentração, promove um bom estado de espírito uma excelente autoestima.


Ansiedade do primeiro dia

É normal a criança ficar apreensiva no início do ano letivo. Fale com os seus filhos sobre os seus medos e lembre-os das coisas que gostam da escola – tal como jogar futebol. Leve os seus filhos às compras dos materiais escolares e marque encontros com os colegas da escola para facilitar o regresso.


Para os pais

Depois de umas longas férias, o regresso às aulas pode ser igualmente difícil para os pais. Fale sobre o assunto com um amigo, fale com o professor e (se não estiver a trabalhar) procure um hobby para preencher o seu dia.

Fonte: oriflame.pt

Sem comentários