Porque não Consigo Emagrecer Mesmo Fazendo Exercício

Exercício Físico

Uma das perguntar mais frequentas é: Porque não consigo emagrecer após o exercício? Talvez já tenha também pensado nisto. A Oriflame chamou a especialista Wellness Dr. Elisabet Nordstöm para que possa partilhar algumas respostas.


Comer vs Exercício

Elisabet Nordstöm
"Não é incomum para as pessoas sobre-compensar as calorias que acreditam ter queimado durante o exercício, particularmente se o exercício faz com que sinta muita fome", explica Elisabet. Diversos estudos mostram que sobrestimámos constantemente o número de calorias que queimámos durante o exercício. E, acima de tudo, subestimámos quantas calorias comemos. Esquecemos as pequenas coisas - uma mão cheia de nozes, um refrigerante, um pedaço de fruta - e ao longo do tempo, estes snacks somam, e os quilos também, claro. "É pura matemática", afirma Elisabet, "para perder peso, terá que gastar mais calorias do que aquelas que ingere."


A Dieta é a Chave

"Se fizer muito exercício e de seguida comer de forma errada ou simplesmente demais, não vai perder peso." Elisabet recomenda uma dieta rica em fibras e proteínas para o manter saciado por mais tempo, prevenindo a ingestão de mais calorias. "A ideia de que os carboidratos são maus, é um mito", clarifica, "eles são uma parte importante de uma dieta equilibrada. Preencha pelo menos metade do prato com legumes e evite por completo as bebidas açucaradas."


Músculo vs Gordura

Um kilo de massa muscular pesa o mesmo que um kilo de gordura - ambos pesam um kilo. Mas o músculo é mais denso e mais compacto do que a gordura, o que significa que ocupará menos espaço do que a gordura no seu corpo. Mesmo que esteja a ficar com o corpo mais elegante e musculado, poderá achar que o seu peso está a aumentar - portanto, em vez de usar as escalas, enrole uma fita métrica em torno das áreas problemáticas; se estão a ficar mais magras, é provável que já tenha perdido peso e ganho massa muscular.


A água pesa?

Quando a água está temporariamente armazenada no seu corpo, o seu peso pode variar de um dia para o outro. "O excesso de peso da água pode ser evitado através do exercício, bebendo a água suficiente (porque a água fica retida se estivermos desidratados), diminuir no sal e comer alimentos ricos em fibras dietéticas.


Qual o exercício ideal?

O exercício cardiovascular, tal como correr e ciclismo, queima mais calorias durante o exercício, enquanto que o levantamento de pesos encoraja o seu corpo a queimar mais calorias ao longo do dia. Deve fazer ambos. No entanto, integrar hábitos saudáveis na sua rotina diária, terá também impacto positivo no seu peso. "Tente encontrar bons exercícios no quotidiano", sugere Elisabet. "Vá pelas escadas em vez do elevador, apanhe o transporte mais cedo e caminhe, estacione o carro um pouco mais longe para que tenha que caminhar a última parte do percurso." Tente monitorizar a sua atividade diária com uma app para contar os seus passos - o objetivo são 10,000 passos por dia.


O veredito

A verdade é que para a maioria das pessoas, uma dieta saudável supera o exercício, no que toca à perda de peso. Mas quando falamos de saúde (e isso é o mais importante de tudo), precisa das duas coisas. Ganhar massa muscular leva tempo, pelo que se acha que está a ganhar peso, mas fez uma corrida, é provavelmente o resultado de ter comido demais ou as coisas erradas ou até do peso da água no corpo. Comece por fazer pequenas mudanças no seu estilo de vida - caminhe, troque o refrigerante por água, opte por um snack mais saudável - e estará assim na direção certa para uma vida mais saudável!

Fonte: oriflame.pt

Sem comentários