O que o Açúcar está a fazer à sua Pele

O que o Açúcar está a fazer à sua Pele

Provavelmente tem lido muito sobre o açúcar ultimamente - o impacto que tem na silhueta e na saúde tem sido um tema quente. Mas sabia que a ingestão de açúcar pode também estar a acelerar o aparecimento das suas rugas? Aqui está o que precisa de saber e como pode assumir o comando.


O açúcar envelhece

O impacto de uma dieta com alto teor de açúcar tende a revelar-se a partir dos 35 anos, quando a pele começa a perder colagénio mais rápido do que o que cria. A ciência é clara: Os açúcares presentes na sua dieta, agarram-se às proteínas nas células da pele, através de um processo chamado glicação. Este processo faz com que as células da pele se tornem mais rígidas, enfraquecidas e amareladas. A parte visível deste processo são as rugas, flacidez e falta de brilho - sinais indicadores do envelhecimento da pele.

Mas não é só o colagénio que o açúcar afeta - também o tipo de colagénio que a sua pele cria. Transforma o colagénio forte e duradouro em colagénio mais fraco e vulnerável aos afeitos nocivos do ambiente, incluindo os raios solares - o pior fator de envelhecimento da pele!


Não desespere

Apenas para ficar claro: sem tem níveis normais de glicose no sangue, então a glicação é um processo normal que vai acontecer ao longo do tempo - é normal. O que não é natural é uma dieta com alto teor de açúcar, que acelera o processo de glicação.


Açúcares a evitar

Existem os açúcares óbvios que se encontram em refrigerantes, bolos e biscoitos, e - claro - adicionar açúcar ao seu chá e café. Mas deve também ficar longe dos carboidratos simples, como pão branco e massas. Esteja alerta aos açúcares ocultos, tais como o xarope de milho, que tem sido demonstrado que aumenta a taxa de glicação em 10 vezes!


Açúcares que pode desfrutar

A ingestão de açúcar diária recomendada é de seis colheres de chá - cerca de 100 calorias por dia - e deve ser usada com sabedoria. Açúcares naturais como a frutose e a lactose, são bons para si. Encontra-os em frutas e em produtos hortículas e lácteos. Eles fornecem fibras saudáveis para a sua pele, vitaminas e antioxidantes que o seu corpo precisa.


O que pode fazer agora

O melhor processo anti-envelhecimento neste caso, é a sua dieta; reduza as calorias e evite os alimentos ricos em açúcar.

Tente incorporar alimentos ricos em antioxidantes na sua dieta. Beba chá verde e opte por snacks como mirtilos frescos e nozes, e coma pimentos vermelhos. Os antioxidantes combatem o radicais livres (como o açúcar) e impede-os de se ligarem à proteína nas células da sua pele.

Para além da dieta, a indústria cosmética começa a desenvolver produtos que diminuem os efeitos nocivos do açúcar, ainda que se encontre numa fase precoce. Entretanto, combata o processo de glicação com produtos de cuidados do rosto que potenciam a produção de colagénio, para preencher as linhas finas - como por exemplo a gama Ecollagen NovAge da Oriflame. Ou, se já nota flacidez na pele, experimente uma rotina de cuidados do rosto desenvolvida especificamente para combater este sinal de envelhecimento, como é o caso da gama Ultimate Lift NovAge. E acima de tudo, use proteção SPF diariamente, para proteger as células da sua pele de danos maiores.

Fonte: oriflame.pt

Sem comentários