Guia de Vitaminas, Minerais e Ácidos Gordos

Guia de Vitaminas, Minerais e Ácidos Gordos

Entender os termos científicos sobre wellness não é fácil. Como os nossos corpos não produzem vitaminas, minerais, nem ácido gordo Ómega 3 de forma natural, necessitamos de ir buscar estes nutrientes à nossa alimentação – mas quais, e porquê? Este guia da Oriflame dá-lhe toda a ajuda que necessita.


O Guia de Vitaminas


Vitamina A: Necessitamos de Vitamina A para uma pele, visão, Sistema imunitário e crescimento saudáveis. O nosso corpo converte betacarotenos, o pigmento vermelho-laranja encontrado nos vegetais e frutas, na quantidade de Vitamina A que necessitamos, por isso não é preciso exagerar.

Coma: Vegetais verdes, cenouras, alperces, laticíneos, ovos e peixe.


Vitamina B: Existem oito tipos conhecidos de Vitamina B, que funcionam em sinergia para lhe proporcionar um metabolismo saudável, uma função neuromuscular e divisão celular corretas. A Vitamina B é especialmente sensível ao processamento, razão pela qual as pessoas que ingerem muitos alimentos processados costumam apresentar ligeiros défices desta vitamina.

Coma: Fruta e vegetais crus, frutos secos, produtos integrais (como arroz ou pasta integral), ovos, carne e peixe.


Vitamina C: A maioria das pessoas conhece a Vitamina C. Este potente antioxidante tem um papel essencial na criação do colagénio no tecido conjuntivo, razão pela qual é imperativa para a saúde da pele, dentes, ossos e vasos sanguíneos. Também ajuda o corpo a extrair ferro dos alimentos.

Coma: Fruta, frutos vermelhos, rebentos e leguminosas.


Vitaminas
Vitamina D: A fonte mais importante de Vitamina D é a luz do sol, e diz-se que uma caminhada de 30 minutos durante o dia é tão benéfica como beber 10 copos de leite! Necessitamos de Vitamina D para absorver o cálcio e para o bom funcionamento do sistema imunitário, bem como a função muscular normal. A falta de Vitamina D pode causar doenças ósseas, pelo que é essencial que obtenha uma quantidade adequada.

Coma: Peixe gordo e gema de ovo.


Vitamina E: A Vitamina E é um antioxidante que protege as células do corpo dos radicais livres, que danificam as células saudáveis. Funciona em sinergia com a Vitamina C.

Coma: Frutos secos, feijões, ovos, vegetais verdes e cereais.


Vitamina K: A Vitamina K ajuda à coagulação do sangue, bem como à reconstituição e reparação óssea. As bactérias intestinais produzem naturalmente Vitamina K, mas também deve obtê-la pela sua alimentação.

Coma: Vegetais verdes (brócolos, espinafres e couves de bruxelas)


O Guia de Minerais


Cálcio: O cálcio é essencial para ossos, dentes e tecidos saudáveis. Regula a função neuromuscular e é essencial para a coagulação sanguínea.

Coma: Vegetais verdes, amêndoas, feijões, fruta e laticíneos.


Magnésio: O Magnésio está presente em mais de 300 reações metabólicas essenciais no nosso corpo, incluindo toda a produção, função cardíaca normal e contração muscular. É comum que algumas pessoas tenham défice deste mineral, pois não têm magnésio suficiente na sua alimentação.

Coma: Vegetais verdes, frutos secos (caju e amêndoas), sementes e cereais integrais.


Selénio: O Selénio ajuda a criar enzimas antioxidantes que previnem os efeitos prejudiciais dos radicais livres. O défice de selénio pode causar um sistema imunitário fraco ou problemas na função cardíaca.

Coma: Cereais, frutos secos, cogumelos e peixe.


Minerais e Vitaminas
Zinco: Um sistema imunitário saudável necessita de Zinco para funcionar corretamente. O Zinco ajuda o corpo a curar feridas, a decompor os hidratos de carbono, fortalecer a pele e contribui para a saúde da visão, olfato e paladar.

Coma: Sementes (sésamo, girassol e abóbora), frutos secos, carne, lentilhas e cogumelos.


Iodo: O Iodo é um componente essencial das hormonas da tiroide, que regula o metabolismo, crescimento, desenvolvimento e função reprodutiva. Um défice de iodo pode conduzir a problemas mentais.

Coma: Sal, algas, marisco, feijões, batatas, lacticínios e ovos.


Cobre: O Cobre é necessário para a saúde do sistema nervoso central, produção de energia e melanina. Também é necessário para a formação de colagénio e elastina na pele e para a saúde dos tecidos conjuntivos do coração, sangue e ossos.

Coma: Feijões, frutos secos, sementes, cereais e cogumelos.


Ferro: O Ferro é necessário para os glóbulos vermelhos, para desintoxicar e transportar o oxigénio pelo nosso corpo. O défice de ferro causa anemia.

Coma: Lentilhas, feijões, morangos e carne vermelha.


Os Ácidos Gordos


Ómega 3: Tal como acontece com as vitaminas, o organismo não consegue produzir Ómega 3, por isso necessitamos de obter este ácido gordo através da alimentação ou através de suplementos alimentares. O Ómega 3 reduz as inflamações, o que pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas, cancro e artrite. Também ajuda à correta função do cérebro e visão.

Coma: Peixe gordo (carapau, truta e salmão), sementes de linhaça, nozes, suplementos de Ómega 3.

Fonte: oriflame.pt

Sem comentários