Como Manter uma Rotina Saudável Durante a Época Festiva

Como Manter uma Rotina Saudável Durante a Época Festiva

É manifestamente difícil de manter o peso nesta época do ano. Entre festas e reuniões de família, a comida e bebida abundam – bem como as calorias. Para ajudar a passar por esta época do ano sem culpas, a Oriflame conversou as médicas Anke Ginzburg e Elisabet Nordström para conhecermos algumas dicas.


Snacks saudáveis simplificados

1. A época natalícia é sinónimo de grandes refeições de três pratos. Se optar por uma entrada, escolha uma salada, mas tenha cuidado com as sopas, pois muitas vezes são confecionadas com manteiga e natas!

2. Coma devagar e mastigue bem, para saciar mais rapidamente e consumir menos calorias – também é melhor para a digestão.

3. Se o jantar for servido ao estilo bufê, encha um prato pequeno e dê-se ao luxo de repetir várias vezes. Decida quantas vezes pode repetir antes de começar a comer.


Fique em forma na altura mais ocupada do ano

1. Se tiver uma agenda especialmente ocupada, faça umas pequenas alterações à sua rotina diária: opte pelas escadas em vez do elevador ou estacione o carro longe do sítio onde vai (ou saia do autocarro uma paragem antes) para poder caminhar um pouco.

2. Em vez de ir tomar um café com amigos, opte por fazer caminhadas. Assim, sempre pode aliar a prática de exercício ao convívio.

3. Faça exercício enquanto faz outras coisas: faça agachamentos enquanto escova os dentes ou faça elevações de pernas enquanto fala ao telefone.


Tenha um look revigorado, mesmo com a agenda preenchida

1. Hidrate-se bebendo muita água. Se o vinho branco fizer parte do menu, faça um “spritz”, diluindo o vinho com um pouco de água com gás para uma alternativa mais saudável.

2. Se não conseguir deitar-se cedo, tente cochilar um pouco – uma sesta de 20 minutos é perfeita para retemperar energias.

3. Evite dormir durante o fim-de-semana, pois isto irá alterar o seu padrão de sono e provocar ainda mais cansaço.


Evite o stress nesta altura caótica do ano

1. Guarde um tempo só para si e tente dar prioridade às atividades saudáveis, como idas ao ginásio, preparação de refeições saudáveis e boas noites de sono.

2. Presentes e convívio são importantes nesta época do ano, mas lembre-se que o melhor presente que pode dar a quem mais ama é ser feliz e saudável.

3. Faça um diário de gratidão. A época festiva é sobre agradecimentos, por isso faça uma lista das coisas pelas quais sente mais gratidão. Este tipo de comportamento positivo irá ajudar a colocar o seu stress em perspetiva.


Comece bem o dia

1. Prepare uma taça de iogurte natural e fruta fresca, com uma colher de Batido Natural Balance e muesli – demora apenas um minuto e é o pequeno-almoço perfeito, baixo em calorias e muito nutritivo.

2. Ative a circulação sanguínea espreguiçando-se. Levante os braços e entrelace os dedos bem por cima da cabeça para acordar o corpo.

3. Evite assoberbar-se e comece o dia com suplementos de Ómega 3, uma cápsula de Astaxantina e um multivitamínico para melhorar a saúde do coração, cérebro, pele e músculos.

Fonte: oriflame.pt

Sem comentários