O Pequeno-Almoço Perfeito

O Pequeno-Almoço Perfeito

Começar o dia com um pequeno-almoço delicioso e nutritivo é importante para um estilo de vida saudável. Matt Pohl é Chef de Cozinha de Igelosa na Suécia, onde descobriu que a mudança é possível e partilha agora algumas das suas dicas.

"Eu costumava saltar o pequeno-almoço a maior parte dos dias, porque achava que não tinha tempo para tomá-lo, ou pensava que ao saltar esta refeição poderia cortar algumas calorias. Isto deixava-me cansado e de mau humor, e normalmente acabava por comer mais durante o dia do que se tivesse comido o pequeno almoço. Agora asseguro-me que começo cada dia com um pequeno-almoço equilibrado, com alimentos deliciosos, com um IG baixo, para que possa estar no meu melhor e manter-me sempre saciado."


O Índice Glicémico


O índice glicémico, ou IG, mede a forma como um alimento afeta o nosso nível de açúcar no sangue, depois de este ser consumido. Um alimento com um IG elevado de 100 tem o mesmo efeito que comer 50 g de glicose. Estes alimentos dão-nos rapidamente uma dose de energia, mas também tendem a fazer-nos sentir cansados e com fome pouco depois de os termos consumido.

Exemplos de alimentos com IG elevado (acima de 70) são: rebuçados, pão branco, arroz branco e batatas fritas.

Alimentos com um IG baixo (abaixo de 55) são, por exemplo, legumes, massa/arroz/pão integral e frutas. Estes alimentos fazem-nos sentir saciados durante mais tempo, e causam um aumento menor de açúcar no sangue, o que nos mantém mais concentrados e nos ajuda a controlar a fome.

“Asseguro-me que começo cada dia com um pequeno-almoço equilibrado, com alimentos deliciosos, com um IG baixo, para que possa estar no meu melhor e manter-me sempre saciado.”


Fazer as melhores opções


Fazer as melhores opções ao pequeno-almoço ajuda a controlar a fome, para que possa continuar a fazer escolhas saudáveis ao longo do dia. Em Igelosa, fazíamos os nossos pequenos-almoços, seguindo as seguintes regras simples:


  • Usar cereais integrais intactos (tais como a aveia, trigo mourisco (sarraceno) ou arroz integral) para fazer um Porridge (papa), evitando usar papas de aveia instantâneas, por exemplo, com açúcares adicionados;
  • Substitua os cereais açucarados por muesli caseiro;
  • Opte por fiambre de peru, frango ou tofu, em vez de carnes mais gordas como o bacon ou o salame;
  • Opte por iogurte sem açúcar adicionado e adoce-o com frutos vermelhos, ricos em antioxidantes;
  • Adicione rodelas de pepino, alface e tomate à sua sandes, de forma a incluir legumes;
  • Coma uma laranja inteira em vez de um copo de sumo de laranja, para ingerir as partes mais saudáveis desta fruta;
  • Não coma mais do que uma fatia de pão integral (30 g) se pretende perder peso;


Também poderá começar o dia com um refrescante Batido Natural Balance ou um smoothie.

Em Igelosa, além do leite magro e derivados, também usamos diversos produtos sem lactose, para hóspedes vegan ou intolerantes à lactose. Assegura-mo-nos sempre de que temos leite de soja e iogurtes de soja sem açúcar no entanto atualmente existem muitas outras alternativas.

Dependendo das suas próprias necessidades e gostos, esteja atento a produtos à base de arroz, aveia e amêndoas – certifique-se apenas que verifica sempre se os produtos têm baixo teor de gordura e que não contêm açúcares adicionados!

Fonte: oriflame.pt

Sem comentários