Em Forma e Fabuloso, Seja Qual For a Sua Idade!

Em Forma e Fabuloso, Seja Qual For a Sua Idade!

A atividade física regular é pilar do bem-estar, independentemente da sua idade. No entanto, com a idade, o nosso corpo muda, pelo que é necessário adaptar o exercício físico.

Aos 20

Se estiver em forma e for saudável aos 20 anos, irá, provavelmente, continuar com bons hábitos quando for mais velho. Dedique pelo menos 30 minutos de atividade aeróbica, cinco vezes por semana. O corpo pode ser forte e resistente aos 20, mas é necessário aumentar a massa muscular magra e estimular o seu metabolismo através do exercício de força. Os treinos em circuitos são uma excelente forma de combinar atividade cardiovascular e tonificante.


Aos 30

Aos 30 anos o seu metabolismo fica mais lento, o que torna difícil eliminar a gordura corporal. Poderá ter responsabilidades familiares e profissionais, mas ainda assim é importante manter hábitos de fitness no seu dia a dia. Tente criar uma rotina que contrabalance atividade aeróbica de elevada intensidade (como o treino intervalado) com treino de força. Inscreva-se numa aula semanal de Pilates, que o ajudará a exercitar os músculos.

”Talvez tenha família ou compromissos de trabalho, no entanto, é importante que os hábitos de fitness façam parte de sua vida diária”


Aos 40

Aos 40 anos é a altura em que a atividade física se torna essencial para uma vida com saúde no futuro. Compre um pedómetro e assegure-se que anda no mínimo 10,000 passos por dia. Além dos exercícios diários de cardio – com um dia livre para descanso – é importante incluir treino de resistência no seu plano de atividade. Caso se sinta ansioso por levantar pesos, contrate um personal trainer ou inscreva-se num ginásio – mantenha-se longe das lesões.


Aos 50

Muitas mulheres passam por alterações hormonais durante esta fase, o que pode causar um aumento de gordura na zona da barriga. Cuide da sua cintura através do treino com uma bola de pilates, ou inscreva-se em aulas de ioga e exercite o corpo e a mente em simultâneo. Treinar com halteres de baixo peso irá proteger os seus músculos e articulações, complementando o seu plano de cardio.


Aos 60 e depois

Ao entrar na “idade de ouro”, assegure-se que cuida dos seus ossos. O seu corpo deve ser posto à prova, mas não em excesso. A natação e a ginástica aquática são formas simples de se manter tonificado. Se sofre de dores nas articulações, por que não experimentar a modalidade Nordic Walking? Esta é uma atividade adequada para todos os níveis de fitness. E para treinar o equilíbrio – essencial nesta idade – o Tai chi irá melhorar a sua força e flexibilidade.

Fonte: oriflame.pt

Sem comentários