10 razões para começar a fazer exercício

10 razões para começar a fazer exercício

Está com receio de que "não vai resultar" desta vez, ou está tão determinado que tem a certeza que irá resultar? O sucesso está na sua atitude. Abaixo encontram-se 10 razões para a prática de exercício físico.

Instituições de renome internacional, como é o caso da Harvard School of Public Health, Organização Mundial da Sáude (OMS) e a Mayo Clinic, concordam que é da maior relevância para a nossa saúde limitar o tempo de sedentarismo e que um estilo de vida ativo traz inúmeros benefícios para a saúde.

Porquê fazer exercício físico?


1. Ajuda a reduzir e manter o peso - fazer exercício ajuda a queimar mais mais energia daquela que consome.

2. Dá-lhe mais energia - Depois do trabalho, sente-se mentalmente exausto e faminto. Com exercício regular sentirá mais energia.

3. Alivia o stress e a ansiedade - Os benefícios de uma caminhada são melhores e mais duradouros do que calmantes ou ansiolíticos.

4. Previne doenças cardíacas, diabetes, osteoporose e alguns tipos de cancro - O exercício regular baixa a tensão arterial, melhora os níveis de colesterol e baixa o risco de doenças cardiovasculares. O exercício estimula o armazenamento de cálcio nos ossos e é mais eficaz na prevenção da osteoporose do que qualquer medicamento. O exercício pode evitar a formação de certos tipos de cancro, incluindo o da mama e do cólon.

5. Dá-lhe uma vida mais longa - As pessoas que queimam pelo menos 2000 kcal por semana com exercício, vivem em média 2 anos a mais do que os que não praticam exercício.

6. Reduz sintomas pré-menstruais e de menopausa - A prática de exercício físico melhora a circulação, dilata os vasos capilares e diminui as cólicas menstruais. Além disso reduz os afrontamentos e suores noturnos durante a menopausa.

7. Ajuda a digestão - A atividade física estimula a digestão e evita a obstipação.

8. Faz-lhe bem às costas - O exercício físico fortalece as vértebras, músculos, tendões e ligamentos das costas. Um suporte muscular no tronco alivia o peso da sua coluna vertebral.

9. Faz com que sinta menos frio - A prática de exercício físico melhora a circulação, dilata os vasos capilares e acelera o metabolismo, mesmo em repouso.

10. Torna-o/a mais bonito/a - A atividade física proporciona uma pele mais saudável, olhos mais límpidos, músculos mais magros, melhor postura, menos varizes e menos celulite.


A OMS recomenda 30-45 minutos de atividade física diariamente, devendo fazer parte desta rotina as modalidades de cardiofitness, força e flexibilidade. Decida como dividir a sua atividade física durante a semana/dia para cumprir os rácios abaixo:

  • Cardio – 50%: Caminha das rápidas, bicicleta, dança aeróbica, natação;
  • Força – 40%: Pesos, ioga, natação, escalada, caminhadas;
  • Flexibilidade – 10%: Alongamentos, ioga.

Fonte: oriflame.pt

Sem comentários