As Vitaminas


Conhecer as diferentes vitaminas existentes nos alimentos, é importante para adequarmos a nossa dieta às necessidades energéticas do nosso corpo.

Vitamina A
A vitamina A é extremamente importante para a visão, olhos e para a pele. Também é importante para o sistema imunológico do organismo e contribui para níveis saudáveis de crescimento. Pode ser encontrada naturalmente em vegetais de folhas verdes, cenoura, damasco seco, produtos lácteos, ovos e peixes.

Vitamina B
Existem oito vitaminas reconhecidas pertencentes ao grupo B que em conjunto permitem o metabolismo, a divisão celular, nervos e função muscular e muito mais. Como são solúveis em água e sensíveis ao tratamento, são muitas as pessoas que têm deficiências numa ou noutra, devido ao amplo consumo de alimentos processados e cozidos em dietas modernas. As várias vitaminas B podem ser encontradas em vegetais, raízes, nozes, frutas, produtos integrais, ovos e peixe.

Vitamina C
A vitamina C é um antioxidante muito importante. Desempenha um papel fundamental no processo de formação de colagénio no tecido conjuntivo e, portanto, fortalece a pele, ossos, dentes e vasos sanguíneos. A vitamina C também ajuda o corpo a extrair ferro dos alimentos. Fruta, legumes, brotos, bagas e raízes são fontes comuns desta vitamina.

Vitamina D
A vitamina D permite a absorção de cálcio dos alimentos e é necessário para o funcionamento regular do sistema imunológico, uma resposta infamatória adequada e saudável, e a manutenção da função muscular normal. A mais importante fonte de vitamina D é sem dúvida a luz solar, uma caminhada de trinta minutos no sol, no meio do dia poder ser tão benéfico quanto beber dez copos de leite. Os peixes gordos, gema de ovo e alimentos enriquecidos são também uma fonte dietética desta vitamina. A falta de vitamina D é muitas das vezes a causa de doenças ósseas como osteomalácia e raquitismo.

Vitamina E
A vitamina E é um poderoso antioxidante que protege as células do nosso corpo e outros componentes dos radicais livres. Trabalha em conjunto com a vitamina C. Ovos, feijão, nozes, amêndoas, vegetais verdes folhosos, óleos vegetais e diversos cereais são algumas fontes importantes desta vitamina.

Fonte: www.oriflame.pt

Sem comentários